terça-feira, 10 de março de 2015

Água e Desenvolvimento Sustentável - ONU



Em tempo de crise hídrica a  UN-Water ,a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento em todo mundo, anunciou o inicio do ano que o tema para o Dia Mundial da Água ( 22 de Março) em 2015  será “ Água e Desenvolvimento Sustentável” que pautará discussões do setor dos recursos hídricos.
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro.
Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.
Este ano também encerra o ciclo de uma década da Resolução A/RES/58/217 [PDF - 29 KB], que determinou o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional para Ação, “Água, fonte de vida”, iniciando-se no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2005.  Esta Resolução afirmou que o objetivo principal da Década deveria ter  foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados.
Basta saber quais foram os resultados e as implementações efetivas durante esses 10 anos.  E somente agora, em muitos países e, particularmente o Brasil, devido à seca que tem assolado a região Sudeste que os governos  e população se deram conta que a água é um recurso finito e valioso.
Fonte: Agencia Nacional de Águas e UNESCO


Nenhum comentário:

Postar um comentário