sábado, 21 de março de 2015

22 DE MARÇO – Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando o dia 22 de Março o Dia Mundial da Água , com o objetivo das nações promoverem atividades concretas para conscientização pública para o uso consciente e sustentável da água, debaterem assuntos aos problemas de abastecimento de água potável, aumentarem a importância de conservação, preservação e proteção da água.

Parece redundante falarmos o tempo todo sobre as questões da água e a crise hídrica que não só assola o Brasil, mas o mundo. É necessário que continuemos a falar e abordar o tema o quanto for necessário.

O Planeta Terra é composto por 75% de água, sendo que desta porção 97,5% é salgada e não potável, portanto sobram apenas  2,5% de água doce para abastecer 7 milhões de pessoas em todo mundo, e 11% desta população ( 770 milhões de pessoas) já não tem acesso à agua potável. A escassez e o mau uso deste recurso serão prenúncios de conflitos bélicos para as próximas gerações e, portanto, hoje temos que estar conscientes desta realidade que já bate a nossa porta e toda sociedade precisa criar ações de gestão do uso da água.

De acordo com a UNESCO até 2050 cerca de 60% da população mundial irá viverem condições  de stress hídrico e uma população semelhante ficará sem saneamento básico. São números alarmantes e preocupantes. E se mantermos os atuais padrões de consumo, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%.
O relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), publicado esta semana afirma que a crise hídrica atual é atribuída a vários fatores entre eles, a intensa urbanização, as práticas agrícolas inadequadas e a poluição, que prejudica a oferta de água limpa no mundo. A organização estima também que 20% dos aquíferos estejam explorados acima de sua capacidade.

Neste domingo 22 de março, o mundo inteiro se mobiliza para comemorar a data – O Dia Mundial da Água. No Brasil diversas cidades e entidades preparam uma programação  especial e comemorativa com mensagens e reflexões sobre a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos, chamando a atenção para os impactos do rápido crescimento urbano e sem planejamento e das incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais.

A iniciativa da FECONATI – Feira de Construção Sustentável é justamente conscientizar órgãos públicos e privados e promover produtos sustentáveis para protegermos o mais precioso bem que temos, porque sem água não há vida. Nossa missão durante a feira, que este ano será entre os dias 28 a 31 de maio, é demonstrar, promover suas atividades, no conceito e na prática, buscando a minimização dos impactos ambientais negativos, bem como ser uma multiplicadora deste conceito.
Desde 2014 iniciamos nossos trabalhos para um mundo melhor porque os desafios para o futuro são enormes contando com o aumento populacional, aumento na produção agrícola e industrial para atender a esta demanda e nós devemos estar preparados. Hoje o uso racional e sustentável da água, as energias renováveis e a construção sustentável não são mais um artigo de luxo, e sim uma realidade necessária para o bem de toda humanidade.

Maria Helena Antonaidis


Fonte: UNESCO e  Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário